Nos dias 21 e 22 de agosto, foi a vez do Núcleo Nordeste se encontrar. O cenário escolhido não poderia ser melhor: o estado do Piauí recebeu dois membros das equipes pedagógicas de cada Departamento Regional em um encontro cheio de energia, troca de experiências e muitas boas ideias. O clima foi de parceria e acolhimento, com todos unidos em torno de um mesmo propósito: fortalecer a permanência dos nossos alunos dos cursos técnicos.
O foco principal esteve voltado para o Clima Escolar, reconhecido como um dos grandes aliados para manter os estudantes engajados e motivados a permanecer nos cursos. Por meio de oficinas e conversas abertas, os participantes refletiram sobre como transformar os espaços de aprendizagem em ambientes cada vez mais acolhedores, integradores e inspiradores.
A oficina sobre clima escolar foi conduzida por Gabriel Duarte, da Gerência de Tecnologias e Desenhos Educacionais do Departamento Nacional. Apostando em metodologias dinâmicas e participativas, Gabriel trouxe exemplos práticos, provocou reflexões e apresentou ferramentas que podem ajudar as equipes a desenvolver novas iniciativas nas unidades.
O saldo do encontro foi extremamente positivo: além de solidificar os vínculos entre gestores e equipes pedagógicas, ficou a certeza de que investir no clima escolar é investir diretamente na permanência e no sucesso dos alunos. Uma construção coletiva que reforça o compromisso do Senac em dar a chance para que cada estudante tenha um percurso formativo mais leve, significativo e transformador.