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Programa Nacional de ‘Gestão da Permanência’ é lançado com o objetivo de reduzir a evasão na Educação Profissional

No dia 11/03, o Senac realizou uma live especial para o lançamento do Programa Nacional de Gestão da Permanência, uma iniciativa voltada à redução da evasão escolar nos cursos técnicos. O evento reuniu gestores, docentes e especialistas para discutir as dimensões estratégicas do programa e compartilhar boas práticas já implementadas em diferentes regionais.

Clique aqui para assistir a live Programa Nacional de Gestão da Permanência

A abertura do evento foi conduzida por Daniela Papelbaum, gerente de Tecnologias e Desenhos Educacionais, e Anna Beatriz Waehneldt, diretora de Educação Profissional, que destacaram a centralidade do tema do abandono escolar para a educação profissional e tecnológica: “A evasão não é apenas um desafio institucional do Senac, mas uma questão estrutural da educação brasileira”, ressaltou Anna Beatriz.

O evento contou também com as seguintes participações: Gabriel Duarte, assessor técnico de desenhos e tecnologias educacionais, Edu Valladares, professor e palestrante, além da participação dos DRs de Minas Gerais, Piauí e Tocantins, respectivamente representados pelas DEPs Cristiane Serpa, Maria Karolina e Dirce Betânia que enriqueceram o debate ao contribuir com as estratégias adotadas em seus DRs para reduzir a evasão nos cursos técnicos.

Os Quatro Pilares do Programa

A partir de um diagnóstico do cenário nacional e do diálogo com regionais que já desenvolvem ações eficazes, foram identificadas quatro frentes de atuação nacionais prioritárias no combate à evasão:

1. Monitoramento da Frequência

A evasão geralmente ocorre de forma gradual, e um dos primeiros sinais é a redução da frequência do aluno. Para atuar preventivamente, o Senac tem aprimorado ferramentas de monitoramento acadêmico, como o relatório de gestão da permanência no SIG e a implementação de um aplicativo do docente, que facilitará o acompanhamento da assiduidade dos alunos.

O Senac Minas Gerais apresentou um case de sucesso, onde a adoção de um sistema de gestão da permanência reduziu a taxa de evasão em 18 pontos percentuais. Esse modelo, baseado no acompanhamento individualizado e na ação rápida das unidades, serve como referência para os demais regionais.

2. Clima Escolar

A sensação de pertencimento ao ambiente educacional é um fator determinante para a permanência dos alunos. O professor Edu Valladares, destacou que o vínculo emocional e a escuta ativa são fundamentais: “A evasão não começa do dia para a noite. É um processo lento, e a escuta atenta dos alunos pode ser um grande diferencial na prevenção.”

A pesquisa nacional sobre evasão, prevista para 2024, trará insights sobre o que leva os alunos a desistirem dos cursos e ajudará a embasar novas estratégias institucionais.

O Senac Piauí compartilhou a experiência de utilizar o encontro pedagógico para fortalecer, junto aos docentes, as iniciativas de acolhimento dos alunos. Rodas de conversa e ações voltadas à construção de um ambiente mais inclusivo e acolhedor são fundamentais para consolidar a permanência dos alunos.

3. Acompanhamento Pedagógico

Dificuldades em português, matemática e raciocínio lógico podem ser barreiras invisíveis que levam os alunos a desistirem dos cursos técnicos. Para suprir essas lacunas, o Senac está desenvolvendo cursos autoinstrucionais gratuitos em matemática e língua portuguesa, que serão disponibilizados na plataforma de cursos livres da instituição.

Esses cursos, contextualizados para cada eixo profissional, permitirão que os alunos revisem conteúdos essenciais de forma prática e aplicada, aumentando suas chances de êxito na formação.

Além disso, no âmbito das estratégias presenciais, o conceito de aprendizagem por pares foi abordado como uma estratégia eficaz para reforço pedagógico. “Criar comunidades de aprendizagem, em que alunos com mais facilidade em determinadas áreas apoiam colegas com dificuldades, fortalece tanto o aprendizado quanto o senso de pertencimento”, explicou Edu Valladares.

4. Orientação Profissional

Muitos alunos ingressam nos cursos sem clareza sobre as oportunidades da área de atuação profissional, o que pode gerar desmotivação. O Senac Tocantins compartilhou uma iniciativa inovadora, capacitando equipes de atendimento e agentes mobilizadores para fornecer uma orientação profissional mais eficaz desde o primeiro contato do aluno com a instituição.

Outro ponto destacado foi a importância das aulas inaugurais para apresentar o curso, o perfil do egresso e as oportunidades no mercado de trabalho, evitando matrículas desalinhadas às expectativas dos alunos.

Um Compromisso Contínuo com a Educação Profissional

O Programa de Gestão da Permanência não é uma ação pontual, mas uma estratégia contínua, que requer o envolvimento de toda a comunidade Senac. Como enfatizou Anna Beatriz, “essa não é uma iniciativa que termina em um ano ou dois. Precisamos atuar de forma permanente sobre um problema que também é permanente na educação brasileira.”

Para apoiar os docentes, supervisores e gestores, foram disponibilizados três guias personalizados, com orientações práticas para a implementação do programa nas unidades.

Por fim, sabemos que a evasão é um desafio complexo e multifatorial, mas, com ações coordenadas e uma cultura institucional voltada à permanência, o Senac reafirma seu compromisso de garantir que mais alunos concluam seus estudos e alcancem sucesso acadêmico e profissional.

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