Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
page
e-landing-page

Bahia Connect destaca o futuro da Educação Profissional com Inteligência Artificial

Entre os dias 10 e 12 de abril, o Centro de Convenções de Salvador foi palco do Bahia Connect, um dos maiores eventos de tecnologia e inovação já realizados na capital baiana, organizado pelo Senac Bahia. Com mais de 30 mil inscritos, a iniciativa gratuita movimentou a cidade com palestras, workshops e experiências imersivas em áreas como saúde, turismo, gastronomia, tecnologia e sustentabilidade. 
 
Com o tema “Inteligência Artificial e o futuro da Educação Profissional: ações do Plano Nacional de Tecnologias Educacionais 2025”, a palestra do supervisor de Tecnologias Educacionais do Departamento Nacional do Senac, Arthur William Santos, ressaltou a importância de preparar estudantes e profissionais para um mercado em constante transformação, citando profissões que já desapareceram e as novas habilidades emergentes, como a engenharia de prompt. 


Durante sua palestra, Arthur destacou iniciativas importantes do
Plano Nacional de Tecnologias Educacionais do Senac, como o Lab Saúde, que utiliza simulações realísticas para treinamentos; o Anuário de Tecnologias Educacionais; o Mapeamento de Inteligência Artificial; o Edital de Melhores Práticas Docentes; o Prêmio INOVA; o Guia de Tecnologias da Microsoft; e a Plataforma CUBUS, voltada às metodologias ativas. Ele também mencionou ações para capacitar professores no uso avançado de tecnologias educacionais como as ações focadas em Inteligência Artificial: revisão de Planos de Curso e a criação de planos de aula com IA Generativa, além da implementação das ferramentas do Canva que utilizam Inteligência Artificial. 

Entre os 15 espaços de experiência do Bahia Connect, um dos mais visitados foi o Laboratório do curso técnico em Enfermagem, onde os participantes podiam interagir com o manequim de simulação realística utilizado pelo Senac em todo o Brasil. Esse laboratório faz parte do Plano Nacional de Tecnologias Educacionais do Senac, ressaltando a importância da simulação realística no treinamento e capacitação na área da saúde. 

Arthur também abordou questões éticas relacionadas à IA, como proteção de dados pessoais e segurança da informação, enfatizando a importância do uso responsável da tecnologia. Segundo ele, a IA deve ser vista como uma aliada na educação, promovendo melhoria nas práticas pedagógicas e na qualidade da formação profissional, sem substituir a atuação humana.

O Departamento Nacional do Senac esteve representado pela gerente da Rede EaD, Gabriela Braga. O projeto “Senac Empresas“, sob sua liderança, foi divulgado em um dos stands do evento, reforçando o compromisso do Senac com o atendimento a demandas do mercado de trabalho. 

Para Ana Rita Andrade, diretora regional do Senac Bahia e idealizadora do evento, o sucesso desta primeira edição é fruto de uma equipe comprometida e apaixonada. “Foi muito emocionante ver a juventude baiana participando do primeiro evento totalmente disruptivo do Senac, oferecendo um verdadeiro mergulho no universo da educação profissional”, afirmou. 

O Bahia Connect superou as expectativas de público recebendo mais de 30 mil pessoas, entre as quais mais de 2,5 mil alunos de cerca de 40 escolas da rede pública de ensino de Salvador e Lauro de Freitas, além de visitantes de várias parte do Brasil. Após o êxito desta edição, o evento já promete seu retorno em 2027, com expectativa de atrair ainda mais visitantes e parceiros, consolidando-se como referência em inovação e tecnologia para a Bahia e para o Brasil. 

Clique aqui e assista a palestra completa.

Fale conosco

Tire suas dúvidas ou envie seu depoimento em vídeo ou texto!

espacodocente@senac.br

© Todos os Direitos Reservados - 2024